quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Draft Nba (Parte 1) - As (des)ilusões da década

No espectacular mundo do Basquetebol, todos os ano entram 60 novos jogadores. Dividido em 2 rondas, as escolhas do Draft variam conforme a classificação da equipa. Quanto mais fraca for a classificação, mais chance tem de ter a vantagem de escolher em primeiro lugar, um jogador no meio dos outros 59. Contudo, e apesar dos conhecimentos dos especialistas, há sempre boas e más escolhas. Comecemos pelas 1ªs escolhas do Draft da ultima década:


2000 - Kenyon Martin (NJ Nets)



Num ano marcado por poucos nomes actualmente conhecidos, foi considerado uma boa escolha, e não desiludiu: Media de 12 Pontos e 8 Ressaltos por jogo no seu ano de Rookie.Jogador All-Star game por 1 ano e  actualmente nos Denver Nuggets detém media de 14 pontos, 7 ressaltos e 2 assistencias ao longo da sua carreira.


2001 - Kwame Brown (Washington Wizards)




Na categoria de 1º escolha, foi a pior escolha da última década. Média decepcionante de 4 pontos e 3 ressaltos no seu 1º ano na Nba. Em todos estes anos, acumulou media de 6 ppj (pontos por jogo), 5 ress e apenas 1 assistência

2002 - Yao Ming (Houston Rockets).




Vindo da China, foi bastante cobiçado, por um lado os seus 2,30 m e 140 Kg eram as condições favoraveis para brilhar, por outro, a pouca habilidade, a lentidão e a falta de agilidade iriam ser fortes condicionates á sua estadia nos EUA. Era um jogador Humilde, começou com 13.5 ppj e 8 ress no seu ano de Rookie, até ao seu auge na época 2006/07 conseguindo uns extraordinários 25 ppj, 10 ress e 2 ass. Actualmente lesionado, com uma grave fractura no pé, este "grande" jogador foi 6 vezes All Star, e é esperado com ansia, por todos os seus adeptos e fãs.

2003 - Lebron James (Cleveland Cavaliers)




Dispensa apresentações, e apesar do seu ano trazer grandes Estrelas, este jogador foi sem dúvida a estrela mais brilhante. Com 20 ppj foi sem dúvida uma boa escolha para os Cleveland. Actual MVP da Nba, tem medias de 28 ppj, 7 ress e 7 ass ao longo da sua carreira, na qual também foi 5 vezes All-Star.

2004 - Dwight Howard ( Orlando Magic)




Outro Astro que dispensa apresentações. Conhecido por todos pela sua força debaixo das tabelas, tem media de 12 ppj e 10 ress no seu 1º ano. Com medias crescentes, ainda se espera que atinga o seu ponto máximo, e concerteza não decepcionará.

2005 - Andrew Bogut (Milwaukee Bucks)





Apesar da pouca fama, Bogut sempre foi um jogador importante e influente. Nunca foi nenhum astro, e talvez nunca o irá ser, mas é sem duvida apreciado pelas suas qualidades debaixo do cesto. Ao longo de 4 anos na Nba, tem média de 12 ppj, 9 ress e 3 assistencias por jogo. E apesar dos outros grandes jogadores "draftados" no mesmo ano, foi para mim, uma boa escolha.


2006 - Andrea Bargnani (Toronto Raptors)





No meu entender, bastante semelhante a Bogut. A mesma altura, a mesma posição, estilos semelhantes médias semelhantes. Um pouco inferiores ás medias de Bogut (13 pts e 5 Ress), é uma estrela ainda em ascensão. Também com outros astros no mesmo draft, Bargnani foi na minha opinião uma escolha positiva, mas longe de ser uma escolha acertada.

2007 - Greg Oden (Portland Trail Blazers)




Greg Oden, mais um jogador que tinha tudo para ser um grande jogador, contudo, com sorte ou sem sorte, varias lesões bateram-lhe á porta. Falhou toda a sua época de Rookie devido a uma intervenção cirurgica ao joelho direito. Época seguinte, mais 14 jogos falhados devido a lesão, ainda assim, 9 ppj e 7 ress, nada mau para um Rookie. Mas ele, e toda gente sabia que ele podia dar mais, muito mais, quando, apos 21 jogos da presente época, outra lesão contraida. Provavelmente não joga mais esta época. Oden terá alinhado em 82 de possíveis 246 jogos, o equivalente a falhar 2 épocas desportivas em 3. Muito Azar, para uma só pessoa, que tem tudo para ser uma grande estrela. Para saber mais sobre ele clique aqui.

2008 - Derick Rose (Chicago Bulls) 




O única base, escolhido na 1ª Pick da década. Rapido, com um incrivel poder de salto. Forte no tiro exterior. Rookie do Ano. 17 ppj no seu ano de Rookie, também coroada na ida para o All Star Game. Na presente época, conta já com 18 ppj e 6 ass. Outra grande Escolha. 




2009 - Blake Griffin (LA Clippers)




Ainda pouco de si mostrou, tal como Oden, uma lesão no joelho na pre-epoca, impediu-o de jogar no 1º trimestre da época, mas certamente não o impediu ainda de mostrar o que vale na entrada para 2010. Na Pre-epoca, tem media de 14 ppj e 8 ress.




Na minha opinião, a única escolha negativa foi a do Kwame Brown. Das restantes, a melhor foi a escolha de Lebron James para os Cleveland.
E voces? Qual foi a melhor e a pior escolha?

2 comentários:

Anónimo disse...

Greg oden foi a pior para mim.
A melhor, talvez a do Derick Rose.
Parabens pelo Post.

23 de dezembro de 2009 às 20:22
Pikasso disse...

para pior escolha diria o greg oden

pois as lesoes nao permitiram velo jogar


a melhor d.howard

30 de dezembro de 2009 às 23:52